Se você está se perguntando: quantos painéis solares preciso para uma residência? aqui é lugar certo para esclarecer essa dúvida.
Nesse artigo iremos responder essa pergunta que que é feita com grande frequência por clientes residenciais que buscam, “zerar” a sua conta de luz.
Brasil: Um país de diversos climas
O Brasil é um país de vasta extensão territorial e com diferentes regiões climáticas. Alguns locais têm grande incidência de chuvas, outros já são mais áridos e possuem grandes variações nas temperaturas.
Todos esses fatores influenciam diretamente na geração de energia elétrica por meio da energia solar, como já visto em outros artigos publicados aqui no Blog.
Por isso, é indispensável que uma empresa de energia solar qualificada faça o dimensionamento correto de um sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid), de forma que você possa saber, com precisão e segurança, quantos painéis solares precisa para a sua residência.
Mas, pensando em facilitar um pouco as coisas, fizemos a estimativa de geração média queum módulo fotovoltaico, ou painel solar, como é comumente chamado, teria em algumas regiões brasileiras, segundo parâmetros pré-estabelecidos.
Parâmetros utilizados para responder a pergunta sobre “Quantos Painéis Solares Preciso para uma Residência?”
Para esse estudo, tomamos como exemplo um módulo solar fotovoltaico de 265 W de potência, voltado para o Norte, inclinado a 20º e considerando as perdas totais do sistema fotovoltaico, por aquecimento e sujeira, em 20% da potência nominal.
Tais características técnicas representam a instalação do módulo de forma eficiente.
Para os dados solarimétricos, que são os dados de radiação solar, coletamos as informações necessárias através da página do CRESESB – Centro de Referência para Energia Solar e Eólica, tendo como base três pontos de referência para a radiação solar em cada Estado, e apresentamos os resultados obtidos.
Quantos Painéis Solares Preciso para uma Residência na região Sul?
Na região Sul, que compreende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, temos, em média, 5,37 horas diárias de irradiação solar útil à geração fotovoltaica.
Considerando os parâmetros citados anteriormente, nessa situação, um módulo fotovoltaico de 265 W gera, por dia 1,14 kWh, como mostrado na equação abaixo:
Agora, ao final de um mês inteiro de geração, esse mesmo módulo fornece 34,20 kWh. Veja:
Utilizando-se de uma Regra de Três, uma residência que consome, em média, 250 kWh*mês, precisa, aproximadamente, de 7 painéis solares instalados no telhado para suprir todo o consumo elétrico da residência.
E nas regiões Sudeste e Centro-oeste? Quantas Placas Solares Preciso Pra Minha Casa?
Na região Sudeste, que compreende os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, e Centro-Oeste, que engloba o Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, temos, em média, 4,79 horas diárias de irradiação solar útil. Então, a geração é de:
No final de um mês, esse mesmo módulo gera:
A mesma residência que consome, em média, os 250 kWh*mês nessas regiões do país, precisa, aproximadamente, de 8 painéis solares para geração fotovoltaica.
Potencial da Energia Solar no Norte e Nordeste
Na região Nordeste, que abrange os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Maranhão, e Norte, totalizando os estados do Tocantins, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Amapá, temos, em média, 4,93 horas diárias de irradiação útil à geração fotovoltaica. Considerando os parâmetros citados anteriormente, nessa situação, um módulo fotovoltaico de 265 W gera, por dia:
No final de um mês, esse mesmo módulo gera:
Então, uma residência que consome, em média, 250 kWh*mês na região Norte ou Nordeste, precisa, aproximadamente, de 8 painéis solares, como demonstrado no cálculo abaixo:
Agora que você já sabe quanto um módulo fotovoltaico gera de energia elétrica para uma residência, em média, em nosso país, faça o cálculo da quantidade necessária para suprir o consumo da sua conta de luz.
Lembre-se que esse resultado ainda será o inicial, sendo indispensável o projeto detalhado de um engenheiro eletricista para definir a quantidade real necessária de módulos fotovoltaicos, conforme a demanda, como já dito anteriormente.
Ficou interessado? Faça a simulação do seu sistema agora mesmo:
Fonte de Informação: Blog BlueSol – Fonte