Dentre os muitos benefícios da energia solar, os consumidores que optam por sistemas fotovoltaicos em seus telhados geralmente têm em mente somente aquele que é o principal para eles: a economia. Eles são lembrados disso todo mês quando pagam menos na conta de luz.
Mas a economia é só o começo dos benefícios da energia solar. Transicionar para esta energia limpa traz um conjunto de outros benefícios, de sustentáveis à econômicos, que podem beneficiar tanto o consumidor, como o resto da população.
Confira abaixo os benefícios que você pode obter, e espalhar, ao gerar energia solar:
Ajuda a Reduzir os Rastros de Carbono do Nosso País
Sabemos que o combate às mudanças climáticas são uma prioridade atual no mundo, visto os potencias desastres ambientais que elas podem trazer e, com isso, um risco à população do mundo inteiro.
Por esse motivo, esse combate não fica somente na mão dos dirigentes dos países, mas sim em cada um de nós, que devemos sempre escolher aqueles produtos e soluções que causam menos impactos ambientais.
De acordo com informações do site do Ministério de Minas e Energia (MME), as metas estabelecidas e comprometidas pelo Brasil no Acordo de Paris (COP21), requerem que o país reduza suas emissões de gases de efeito estufa em 43%, em relação aos níveis emitidos em 2005, até o ano de 2030.
E a energia solar é uma das principais armas do país para cumprir esse acordo, visto o enorme potencial da fonte em nosso território. Portanto, ao optar por gerar a sua energia através da luz do sol, você não estará apenas beneficiando você e sua família, mas também ao seu país e seus conterrâneos.
Segurança e Confiabilidade
Os cientistas preveem que o sol continuará a brilhar por outros 5 bilhões de anos. Até lá, os sistemas fotovoltaicos continuarão sendo uma fonte de energia tão confiável quanto o amanhecer.
Além disso, com a tecnologia de baterias caseiras se consolidando mais a cada ano, consumidores poderão em breve obter ainda mais segurança e confiabilidade com os seus sistemas, independente de quedas na rede elétrica.
Então você, como consumidor de energia, irá preferir continuar dependente de uma rede elétrica que sofre com as contínuas quedas em sua geração, devido aos baixos índices de chuva, ou optar por uma fonte de energia que chega todo dia de graça até você?
Contribui Para o Suprimento de Energia à População
Sabemos que a matriz energética do nosso país é, ainda, fortemente dependente da fonte hídrica para suprir a nossa demanda de consumo. Porém, com as contínuas quedas dos volumes pluviais e o aumento dos tempos de seca, as usinas hidrelétricas vêm enfrentando problemas para gerar a quantidade de energia esperada e, com isso, a conta de luz dos brasileiros vai ficando cada vez mais cara.
Isso pode ser facilmente resolvido através do uso da energia solar, fonte abundante no país, e já está sendo feito, com projetos de usinas solares ganhando espaço em todo o país. No entanto, outro dos benefícios da energia solar é que, com os consumidores gerando a sua própria energia através dos sistemas fotovoltaicos instalados em suas casas e empresas, com o excedente sendo, inclusive, injetado nas redes das distribuidoras, essas acabam sendo aliviadas e a oferta de energia na rede do país, no geral, é beneficiada.
Agrega Valor ao Seu Imóvel
Sabemos que a vida útil de um sistema fotovoltaico é acima de 25 anos. Por esse motivo, ao optar pela instalação de um sistema fotovoltaico em sua residência, o consumidor estará realizando um investimento que lhe trará tanto um retorno imediato na sua conta de luz, como um possível retorno futuro, caso ele queira ou necessite mudar de residência.
Este é mais um benefício da energia solar, isto porque os sistemas agregam um valor material ao imóvel que poderá ser somado ao seu valor total na hora da venda. Nos EUA, que apresenta um mercado de energia solar já mais desenvolvido, essa valorização dos imóveis com sistemas geradores instalados já é uma clara tendência, com os consumidores aceitando pagar até U$15 mil adicionais por residências com sistemas próprios, segundo um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia.
Ajuda na Criação de Empregos
A forte expansão do mercado de energia solar no Brasil, tanto nas instalações dentro do segmento de geração distribuída, como nos projetos de geração centralizada, tem demandado um número cada vez maior de profissionais capacitados para atuar nas diversas frente do negócio, seja na comercialização, projeto ou instalação.
Isso tem se mostrado uma saída para milhares de brasileiros que sofrem com a falta de empregos, especialmente em tempos de crises, os quais buscam no setor uma recolocação no mercado. Até 2020, estima-se que o setor solar irá gerar 100 mil novas vagas de empregos em todo o país, diretos e indiretos.
O Coloca Dentro da Tecnologia de Ponta
Uma pesquisa recente, encomendada pelo Greenpeace, mostrou que a grande maioria dos entrevistados tem interesse na instalação de um sistema fotovoltaico. Contudo, dentre os 70 milhões de consumidores de energia elétrica no país, somente cerca de 10 mil desses estão gerando a sua própria energia através de sistemas de energia solar.
Isso mostra que, apesar das muitas facilidades para aquisição dos sistemas existentes hoje, a fotovoltaica ainda faz parte daquele seleto grupo de consumidores que costumam adotar as tecnologias logo em seu início, conhecidos nos EUA como “early-adopters”.
Quando se trata de uma tecnologia com alto retorno financeiro e sustentável, poder dizer que sua casa ou empresa já é energeticamente autossustentável, é mais um dos benefícios da energia solar, especialmente em tempos onde a preocupação com as mudanças climáticas é tratada como obrigação de todos.