Gostou do Artigo?Muito se questiona sobre o funcionamento do sistema solar fotovoltaico. Várias pessoas têm dúvidas quanto à necessidade de luz e calor para que haja a geração de energia elétrica através da energia solar. Mas o que é realmente preciso? |
Você sabe responder seguramente aquelas velhas perguntas que todos se fazem:
A energia solar funciona à noite?
O que acontece com a produção de Energia Solar durante à noite?
Dá pra usar Energia solar à noite?
Diferente da energia solar térmica que é utilizada para aquecer a água para consumo, a energia solar fotovoltaica não necessita de calor para funcionar, mas apenas da luz emitida pelo Sol!
É por essa razão que um sistema solar fotovoltaico tem seu pleno funcionamento em um dia de céu limpo, sem o surgimento de nuvens, independente da época do ano, não importando se está frio ou calor. Confira outras vantagens e desvantagens da energia solar.
É importante frisar que a geração de energia também ocorre caso o céu possua nuvens e permaneça nublado, porém, a produção ocorre em uma escala menor.
É bem fácil constatar isso quando analisamos a curva de geração de energia elétrica de um sistema fotovoltaico:
Lugares como o Brasil, um dos países que possui o maior potencial solar do mundo, o intervalo de geração fotovoltaica de energia elétrica pode atingir períodos superiores a 10 horas diárias.
Como falado acima, em dias com excesso de nebulosidade ou em dias chuvosos, a geração de energia elétrica através do sistema solar fotovoltaico também acontece, porém sofre grandes perdas, pois as nuvens e as gotas de chuva dificultam a movimentação dos raios solares.
Em alguns casos mais extremos – como situações climáticas de muita chuva e alta densidade de nuvens – há a possibilidade dos raios solares não alcançarem a superfície dos módulos fotovoltaicos, diminuindo a geração de energia, como ilustrado na figura abaixo:
Na ausência de luz solar, deixa de existir o efeito fotovoltaico, então os raios solares não mais atingem a superfície da célula fotovoltaica e consequentemente, extingue-se a geração de energia elétrica.
E então? A Energia Solar funciona à noite?
A geração de energia solar fotovoltaica não acontece durante a noite. Em lugares onde a única fonte de energia disponível é a fotovoltaica, é necessário que o gerador tenha um banco de baterias conectado ao sistema para o armazenamento da energia que será utilizada no período noturno.
Em locais onde existe o fornecimento de energia elétrica por parte da rede de distribuição pública, não é necessário conectar baterias ao sistema fotovoltaico, porque nos dias chuvosos e durante a noite, a concessionária pode fornecer energia elétrica e suprir a necessidade do consumidor.
Mas o que acontece quando falta energia da rede elétrica?
Mesmo em um dia ensolarado – com o sistema solar fotovoltaico gerando energia elétrica – se o fornecimento de energia elétrica vinda da rede da distribuidora for interrompido, o sistema fotovoltaico também deixa de fornecer energia elétrica para o consumo.
A partir daí, surge uma dúvida clássica:
“Ué, mas com o Sistema Fotovoltaico gerando energia, achei que eu não ficaria sem energia elétrica.”
Pois bem, na falta do fornecimento de energia elétrica através da rede de distribuição pública, o sistema fotovoltaico se desliga por conta de uma definição presente na norma brasileira ABNT NBR IEC 62116 que garante o anti-ilhamento da unidade consumidora (sua casa, por exemplo) que possui instalado um sistema de geração distribuída com inversor interativo.
O que significa anti-ilhamento?
O anti-ilhamento acontece quando um sistema não pode operar isolado (ilhado) do conjunto que o cerca. Então, se todas as residências da rua ficarem sem energia elétrica, aquela que possui geração distribuída também deverá ficar.
O que posso fazer já que a Energia Solar não funciona durante à noite?
Sistema Fotovoltaico Híbrido
A proposta do sistema fotovoltaico híbrido é trazer a junção dos pontos positivos dos sistemas conectados à rede (On Grid) e dos sistemas isolados (Off Grid).
Com o surgimento das baterias de grande capacidade, como por exemplo as PowerWall® da Tesla, o consumidor que possuir um sistema de geração distribuída com essas características ficará munido de três fontes de energia elétrica: a rede de distribuição, a geração fotovoltaica e o abastecimento por baterias.
Essas opções dão ao consumidor mais um passo em busca da autossuficiência energética. Dessa forma, em dias chuvosos ou durante a noite, o sistema de geração será capaz de suprir o déficit do fornecimento de energia para algumas cargas, através das baterias.
Por fim, dará ao consumidor também, a opção de escolher em quais períodos ele demandará energia elétrica oriunda da rede de distribuição, pela concessionária, evitando também o problema da não geração de energia elétrica através da Energia Solar durante o período noturno.