Como ter Energia Solar em Casa.

5 passos para ter energia solar em casa.

Veja, em cinco passos, como ter sua própria usina solar, economizar e fornecer energia elétrica.

Que economizar energia traz benefícios para o consumidor e para o planeta, muita gente já sabe. Agora, o que as pessoas precisam saber é que é possível produzir a própria energia, tendo de fato uma redução na fatura mensal da conta de luz.

Uma solução, apontada pela empresa brasileira, é produzir a própria energia através da microgeração distribuída, em que painéis solares são instalados em ângulo favorável para a captação da radiação e a energia é produzida no local. Além de reduzir o consumo, o sistema é conectado à rede, e a produção excedente é lançada para a concessionária, abatendo seu montante em créditos na próxima fatura.

Veja, em cinco passos, como ter sua própria usina solar, economizar e fornecer energia elétrica:


1 – Qual o meu consumo de energia?

O primeiro passo para escolher o seu sistema é saber qual o seu consumo de energia elétrica em kWh por mês. Se você já vive na casa é bem simples, basta verificar o seu histórico na conta de luz. O ideal é fazer uma média dos últimos 12 meses, pois o consumo pode variar muito de um mês para o outro. Caso se trate de uma casa nova, o ideal é fazer uma estimativa baseada na casa atual com a ajuda do engenheiro ou arquiteto da casa nova.

Em último caso, se não houver nenhuma referência, é possível calcular o consumo baseado uso e potência dos equipamentos elétricos que serão utilizados na casa.

 

2 – Quantos painéis são necessários para minha necessidade?

Vai depender de uma série de variáveis e até mesmo do tamanho dos painéis escolhidos. “Além disso, não é necessário produzir toda a energia consumida. Uma residência com consumo de 500 kWh/mês utilizará cerca de 15 a 20 painéis de 240 Wp ( cerca de 25 a 35 m2) em uma cidade média brasileira, para abastecer 100% de sua necessidade. Caso se decida por produzir apenas 50%, metade dos painéis será suficiente”.

No site da Santa Cruz Solar, clicando em “Simulador Solar”, é possível inserir os dados de consumo e tarifas pagas com energia elétrica e saber qual é o tamanho aproximado do sistema fotovoltaico indicado para seu consumo e qual será a economia anual na conta de luz.

 

3 – Projeto e Instalação

Além dos painéis, será necessário um inversor, estrutura para fixar os painéis e proteções elétricas adequadas. É importante que o projeto e a instalação sejam feitas por profissionais especializados, garantindo a segurança das pessoas e também as garantias oferecias pelos fabricantes (de até 25 anos para os painéis).

 

4 – Custo do Sistema

O custo do sistema depende do seu tamanho e equipamentos selecionados, os quais, por sua vez, dependem da quantidade de energia necessária e das características do local da instalação.

 

5 – Retorno do Investimento

“O interessante é que independente de quanto irá produzir, o consumidor poderá aproveitar toda energia, pois o eventual excesso é convertido em créditos que podem ser utilizados em até 60 meses ou ainda em outra propriedade do mesmo consumidor.

A SANTA CRUZ SOLAR atua no Setor Integrador Energia Solar Fotovoltaico desde Junho de 2016. Fornece soluções completas, desde o desenvolvimento do projeto, fornecimento de materiais e equipamentos a instalação do sistema., para saber mais acesse.

Precisa de ajuda? Fale conosco!
Comece uma conversa
Olá! Clique para falar com um de nossos membros via WhatsApp