REDE SUPERMERCADOS INAUGURA A MAIOR USINA SOLAR

O Condor Super Center inaugurou no dia 27 de setembro um supermercado de R$ 40 milhões no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. O empreendimento conta com a maior usina de energia solar do Sul do país, que vai preservar o meio ambiente com a redução de 29 toneladas de CO² por ano.

Os 1422 painéis fotovoltaicos instalados na cobertura da loja contaram com um investimento de R$ 2 milhões e serão os responsáveis pela geração de mais de 50 mil kWh/mês, equivalente ao consumo de mais de 200 famílias. “Esta tecnologia vai gerar 35% da energia consumida na loja e se trata de um investimento no nosso planeta, pois ele preserva mais de 180 árvores por ano, reduz a emissão de CO² na atmosfera e diminui a utilização de energia de fontes não renováveis”, afirma o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta.

Os painéis solares fotovoltaicos possuem células de silício que captam a irradiação solar. A energia gerada neles é em corrente contínua e para ser usada é transformada em corrente alternada por um inversor.

Para Zonta, os investimentos realizados pela rede representam a retomada do otimismo no país. “Sou um eterno apaixonado pelo Brasil e a nossa perspectiva é poder continuar crescendo, apostando na força interna do mercado brasileiro. Precisamos manter o foco e a fé no futuro”.


Sustentabilidade
Além dos painéis solares, o novo Condor Santa Quitéria possui outras tecnologias que contribuem para a preservação ambiental, como a instalação de lâmpadas LED em 100% do estabelecimento, que além de serem mais econômicas, duram três vezes mais, reduzem em 50% o consumo de energia elétrica e o descarte no meio ambiente. Outra solução que economiza energia elétrica é o sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural. Também foram instalados na cobertura do estabelecimento os Domus Prismáticos que filtram os raios ultravioletas em até 98% e permitem a entrada da luz externa no ambiente.

O consumo de energia é ainda mais reduzido com a instalação de portas nos balcões de congelados e refrigerados, que além de manterem os produtos bem conservados, também reduzem em até 60% a carga térmica. Já para preservar a camada de ozônio, foi utilizado o CO2 no setor de congelados, um gás refrigerante 100% natural que não agride a natureza e não provoca o efeito estufa. O setor de refrigerados utiliza o Glicool, inofensivo à camada de ozônio e que reduz em até 90% os gases poluentes.

O Condor Santa Quitéria conta ainda com um sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários.


Fonte: Paranashop

Precisa de ajuda? Fale conosco!
Comece uma conversa
Olá! Clique para falar com um de nossos membros via WhatsApp